![](https://static.wixstatic.com/media/6b5f6d_a6831fe3dad14cdb8f3bd4a054414d4e~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_571,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/6b5f6d_a6831fe3dad14cdb8f3bd4a054414d4e~mv2.jpg)
Ao longo da história sempre foi comum haver algum tipo de ritual em que os meninos tornavam-se homens. Ainda que pudessem não estar preparados, era ali que a transformação acontecia e nunca mais seriam tratados como meninos. Históricamente o conceito de "jovem/adolescente" não existia nas sociedades mais antigas e só depois da segunda guerra mundial é que começou a surgir este estágio entre a infância e a vida adulta e com isso surgiu a Síndrome Do Peter Pan.
O QUE É A SINDROME DO PETER PAN?
A Síndrome de Peter Pan é um termo popularmente utilizado para descrever um fenômeno psicológico em que indivíduos adultos têm dificuldade em assumir responsabilidades e enfrentar os desafios da vida adulta assim como o Peter Pan que quer ser criança para sempre e viver num mundo chamado "Terra Do Nunca".
![](https://static.wixstatic.com/media/6b5f6d_947f2290e0c94519adc58e72362502ed~mv2.png/v1/fill/w_980,h_486,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/6b5f6d_947f2290e0c94519adc58e72362502ed~mv2.png)
SINDROME DO PETER PAN É BÁSICAMENTE O MEDO DE CRESCER
O problema que atravessamos hoje em dia é que não há uma linha que separa um jovem de um adulto. Alguém com 18 anos é jovem ou adulto? Alguém com 21 anos é jovem ou é adulto? Alguém com 25 anos que esteja a estudar é jovem ou é adulto? Alguém com 30 anos que acabou os estudos e que agora finalmente vai iniciar a sua vida no mercado de trabalho é jovem ou adulto?
Pois bem, ponderas-me dizer que depende dos casos, há quem tenha 21 anos e pareça ter 30, assim como há quem tenha 30 e pareça ter 21, mas não é esta a questão. O que está aqui em causa é uma repulsa em aceitar as responsabilidades da vida adulta e da pressão de ser-se adulto preferindo viver, ainda que muitas vezes inconscientemente, uma vida de criança.
COISAS QUE PRECISAS PARAR DE FAZER CASO JÁ TENHAS MAIS DE 21 ANOS
JOGAR VIDEOJOGOS- Não vou-te dizer que um adulto não deve nunca divertir-se a jogar um videojogo, não há nada de errado caso tenhas um filho ou um sobrinho, ou até mesmo num convívio de fim de semana ou de festa e haja uma consola porque não jogar um pouco não é mesmo? Agora se fazes do videojogo um hábito em que todos os dias tens de ligar a consola ou o PC para ficares ali entretido como uma criança enquanto a vida passa por ti, isto ai já é algo que devias pensar seriamente se é isso que queres para a tua vida.
ESPERAR QUE ALGUÉM RESOLVA OS PROBLEMAS- As vezes surpreendo-me com homens na casa dos 30 anos que têm imensas dificuldades em se desenrascarem nas coisas mais básicas do quotidiano e na forma como eles fazem sempre uso de alguém (normalmente a mãe) para lhes resolver os problemas e fazer-lhes a papinha toda. Não há nada de errado em termos ajuda das nossas mães, não há nada de errado em viveres em casa dos teus pais, agora viveres em casa dos teus pais e nem sequer preocupares-te em ter um trabalho por exemplo, isto ai já é ter uma atitude de criança.
"Ai mas não há trabalho!"
PROCURA CAR*LHO!!!!
FAZER O FÁCIL E NÃO O QUE É CERTO - Outra coisa que costuma-me surpreender é sempre a forma imatura e "fácil" que muitos homens resolvem algumas situações da vida, um bom exemplo disso é quando alguém se despede porque não se dá bem com um colega. A SÉRIO?!!! Vais perder um ordenado por causa de um colega que não gosta de ti? Isso para mim é aquela atitude típica daquela criança que pega na bola quando não está a gostar do resultado do jogo, ou seja, uma infantilidade.
NÃO RESPEITAR OS OUTROS - atitudes infantis não têm lugar na vida adulta e é importante perceberes que independentemente daquilo que queres deves procurar sempre respeitar as pessoas principalmente quem torce por ti, como é possível desrespeitares a tua mãe ou o teu pai quando és sustentado por eles? Como é possível não respeitares uma mulher que sempre mostrou o seu apoio e admiração por ti? Como é possível não respeitares um trabalhador ou um empregado de mesa que procura dar o teu melhor para agradar-te? Como é possível não respeitares o teu trabalho e acima de tudo como é possível não te respeitares?
TENHO A SINDROME DO PETER PAN O QUE FAÇO?
O que tens de fazer é começar a ganhar consciência dos teus comportamentos e atitudes e trabalhar neles como um homem sério e adulto, com responsabilidade, maturidade e respeito. Um homem adulto pode divertir-se, pode brincar, pode ter aventuras incríveis, mas deve sempre ter uma atitude proativa perante a vida e perceber que ser-se homem é dar o seu contributo para um mundo melhor e cuidar dos outros e não ficar à espera que os outros cuidem dele.
Comentários