top of page

O QUE EU FARIA COM MEU DINHEIRO SE VOLTASSE A TER 20 ANOS?

Foto do escritor: CabanoCabano

Ah, se eu pudesse voltar no tempo e dar alguns conselhos financeiros ao meu eu mais jovem, certamente que faria muitas coisas diferentes? Embora na altura eu fosse extremamente poupado e com os pés bem assentes na terra no que toca a gastos, eu não tinha o conhecimento que tenho hoje nem muito menos a experiência e por isso, para ajudar-te a que percorras um caminho financeiro saudável, trago-te algumas ideias sobre quais as primeiras coisas que deves fazer com o teu dinheiro caso sejas jovem.



Investir na Educação: Eu sei que provavelmente acabaste os estudos recentemente ou se calhar ainda estás a terminar o teu curso, mas uma das piores coisas que podes fazer na tua vida é deixar de querer aprender e por isso, uma das melhores formas de investires o teu dinheiro é investires em ti próprio por meio da educação. Se eu voltasse aos 20 anos, parava para pensar naquilo que realmente me faria sentir com um propósito e fazia todo o tipo de cursos relacionados ou procuraria adquirir habilidades que poderiam abrir portas para carreiras bem remuneradas no futuro.


Começar a Investir mais Cedo: Investir é uma das chaves para o sucesso financeiro a longo prazo. Eu certamente começaria a investir mais cedo, aproveitando o poder dos juros compostos. Exploraria opções como ações, fundos mútuos, imóveis ou até mesmo criptomoedas, de acordo com meu perfil de risco, mas lá está para não correr o risco de perder tudo é importante ter o conhecimento.



Priorizar a Poupança: Se estás na casa dos 20 anos, poupa o máximo que puderes. Ter uma mentalidade de poupança desde cedo cria uma base financeira sólida e fornece a liberdade de enfrentar desafios financeiros no futuro.


Evitar Dívidas Desnecessárias: Tive a minha primeira Playstation com 23 anos, tirei carta de condução com 24 e tive meu primeiro carro com 28 anos. Eu fiz o possível para evitar dividas com juros elevados e para evitar colocar-me numa situação financeira sufocante com altas prestações para pagar. Se não tens dinheiro para comprar um Mercedes ou um Audi, se calhar é melhor adiquires um carro a um preço acessível. Por isso uma dica que deixo aqui para ti é para viveres dentro das tuas possibilidades e manter um orçamento rigoroso.


PEQUENO EXERCICIO

Em 2007 era lançado o primeiro iphone por uma quantia de 500€. Se quem comprou um iphone na época tivesse pegado nos 500 euros e investido no S&P500 hoje teria um retorno de mais de 1200€.


JÁ PERCEBESTE OU VAIS CONTINUAR A COMPRAR IPHONES?



Estabelecer Objetivos Financeiros Claros: Definir metas financeiras específicas ajuda a manter o foco e a motivação. Seja comprar uma casa, viajar pelo mundo ou criar um fundo de emergência, ter metas claras ajuda a orientar as tuas decisões financeiras.


Desfrutar da Vida, mas com Moderação: Embora seja importante ser financeiramente responsável, também é fundamental aproveitar a vida. Eu encontraria um equilíbrio entre economizar e gastar em experiências e momentos significativos.


Ficar Atento às Oportunidades: Sempre estaria atento a oportunidades de aprendizado, investimento e crescimento. Não hesitaria em explorar novos empreendimentos e seguir meus sonhos.

Lembra-te de que a idade não é uma barreira para tomar decisões financeiras inteligentes. Mesmo que não possamos voltar ao passado, podemos aplicar esses princípios hoje para melhorar nosso futuro financeiro. Aproveita ao máximo cada oportunidade e recurso disponível, e estarás bem encaminhado para alcançar teus objetivos financeiros

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

MAPA DO SITE

SOBRE

CONTACTO

INFORMAÇÕES LEGAIS

SOBRE NÓS

NOSSA MISSÃO

QUEM SOMOS

SUPORTE AO CLIENTE

AJUDA E SUPORTE

COOKIES

A EMPRESA

CENTRAL DE AJUDA

#ASPIRETOINSPIRE

© 2035 por Cabano. Orgulhosamente criado com #AspireToInspire 

bottom of page