top of page

COMO SUPERAR UM MOMENTO EXTREMAMENTE DIFÍCIL?

Foto do escritor: CabanoCabano

De todos os posts que escrevi, este é talvez o post com mais potencial para realmente ajudar quem precisa a ultrapassar um momento difícil.

Todos nós em algum momento das nossas vidas iremos passar por momentos de grande turbulência, seja devido à morte de um familiar próximo, a um divórcio, uma doença grave, etc. e deixa-me deixar aqui bem claro que não há receitas mágicas, mas que com a intenção certa, força de vontade e uma fé inabalável tudo se consegue.


NÃO PIORES AS COISAS

Antes sequer de pensares em ultrapassar um momento difícil, é importante fazeres um esforço para não piorares as coisas. Muitas vezes a dor é tão grande que a pessoa acaba refugiando-se em vícios tais como as drogas, tabaco, álcool, casino, etc.. para aliviá-la. Para quem já passou por um momento difícil, daqueles que realmente dói a alma sabe perfeitamente que esse tipo de coisas acaba por ser o único instante em que nossa dor acalma, mas acredita, é mesmo apenas por breves instantes e no fim de contas a dor não foi ultrapassada na realidade.


"COMO VAI ESTAR A MINHA VIDA DAQUI A UM ANO SE CONTINUAR A FAZER O QUE FAÇO?"

Esta é uma pergunta muito poderosa e que pode dar-te uma pequena motivação para colocar-te no sitio certo, Se um homem que ficou muito abalado devido a um divórcio, começar a beber álcool constantemente e a tomar drogas porque não consegue encarar a verdade da situação, como achas que irá estar daqui a um ano, melhor ou pior?


NÃO TE PREOCUPES COM O QUE SENTES NO MOMENTO, MAS COMO VAIS SENTIR-TE DAQUI A UM ANO

A pergunta em destaque acima também pode ser usada pela positiva. É importante que tenhas a fé, mesmo sem vontade e talvez até sem esperanças de cuidar de ti e de fazer coisas que irão beneficiar-te a longo prazo, Eu por exemplo quando sou atingido por um momento difícil, costumo refugiar-me no trabalho, isso significa que daqui a um ano até posso continuar a sofrer, mas ao menos sofro com dinheiro na conta bancária. Há quem se refugie no ginásio e o mesmo acontece, daqui a um ano, ainda pode não ter superado o momento difícil, mas pelo menos já tem um corpo atlético e de fazer inveja. São imensas as coisas que podes fazer, desde ir ao ginásio, praticar um desporto ou atividade, fazer voluntariado, ajudar os outros, tirar umas férias, trabalhar num projeto, etc.

Eu sei que é extremamente difícil, eu sei de tudo isso, mas se não fizeres nada as coisas só tendem a ficar cada vez piores.




ACEITA A DOR E O MOMENTO

Há que encarar as coisas como elas são, estamos a passar por um momento difícil por causa disso ou daquilo, estamos extremamente devastados, estamos sem forças e a vida está a correr-nos extremamente mal e não sabemos o que fazer. Ok, apenas aceita, como se costuma dizer "aceita que dói menos" e é até verdade, vais criar resistência para quê? quanto mais tempo demorares a aceitar a verdade pior será. Podemos pegar num exemplo de um familiar próximo que morreu, como é óbvio é algo que abala qualquer ser humano e é uma perda que fica para a vida, mas isso não significa que tenhamos de resistir e de recusarmos o que aconteceu, porque fazemos o que façamos não irá trazer o nosso ente querido de volta.

Aceitar a dor e o momento é em muitos casos aceitar que fizemos asneira, ou que fomos estúpidos, ou que simplesmente há coisas que não conseguimos controlar.


NÃO PERCAS MUITO TEMPO A PROCURAR RESPOSTAS PARA O QUE ACONTECEU

Quando estamos a atravessar uma má fase, não estamos claramente no auge das nossas capacidades e tentar encontrar as respostas para aquilo que nos aconteceu pode ser extremamente desgastante ou até levar-nos a tirar conclusões erradas. A juntar a isso haverá muitas perguntas pelas quais nunca irás obter respostas por isso nem vale a pena gastares energias à procura de respostas porque elas não irão surgir. Quais respostas para perguntas como: Porque perdi meu filho? Porque o meu casamento não deu certo? Porque perdi minha mulher? Porque meu pai abandonou-me? Porque sempre comi saudável e estou com uma doença terminal? Temos simplesmente de aceitar que há coisas que ultrapassam a nossa compreensão da vida.


HÁ ALGO ACIMA DE NÓS

Quando estamos a atravessar uma má fase é difícil dizer para a pessoa ter fé em Deus, mas quando um momento extremamente avassalador acontece, sozinho nós não conseguimos superar e não importa quantas pessoas estão do nosso lado a nos ajudar, só Deus consegue nos compreender como um todo e só ele estará lá para nós nas noites mais sombrias da nossa alma. Podes te questionar: Se Deus está aqui para ajudar-me porque ele permite que essas coisas acontecem na nossa vida? Eu não sou ninguém para responder-te a essa pergunta, o que eu sei é que a grande maioria das pessoas que passam por momentos realmente difíceis começam mais a acreditar em Deus, começam mais a ter uma ligação com o seu lado espiritual e isso certamente não é por acaso. As alturas da minha vida em que mais senti a presença de Jesus Cristo foi em momentos muito difíceis da minha vida. Claro que isso depende muito da fé de cada um, mas quem já passou sabe do que estou falando.



 

Como referi acima, é preciso uma grande força de vontade e fé para ultrapassarmos momentos difíceis, e todas essas coisas que escrevi acima podem não ser suficientes para apagar a dor e o sofrimento da tua vida e pode demorar até sarar, mas tenho plena convicção que se seguires esses conselhos a tua vida vai ficar melhor, é preciso pegar no momento difícil e transformá-lo em combustivel para podermos alcançar grandes feitos na vida. Cristiano Ronaldo depois de perder o pai tornou-se por várias vezes no melhor jogador do mundo, Elon Musk depois de divorciar-se da mulher e de quase ir á falência tornou-se o homem mais rico do mundo, Danillo Gentili depois de perder o pai e passado seis meses ter perdido a irmã num acidente de carro com seis pessoas onde só ela acabou por falecer, tornou-se num dos humoristas e apresentadores mais conceituados do Brasil, Keanu Reeves perdeu seu melhor amigo, viu seu filho nascer morto, passado um tempo a mãe do seu filho também acabou por morrer e depois de descobrir que sua irmã tinha leucemia tornou-se um dos atores mais respeitados e acarinhados de Hollywood,


Espero realmente que esse post ajude-te e que daqui a um ano possas regressar com uma mensagem de agradecimento, pois é sinal que a tua vida melhorou e que conseguiste ultrapassar aquilo que parecia impossível.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

MAPA DO SITE

SOBRE

CONTACTO

INFORMAÇÕES LEGAIS

SOBRE NÓS

NOSSA MISSÃO

QUEM SOMOS

SUPORTE AO CLIENTE

AJUDA E SUPORTE

COOKIES

A EMPRESA

CENTRAL DE AJUDA

#ASPIRETOINSPIRE

© 2035 por Cabano. Orgulhosamente criado com #AspireToInspire 

bottom of page