![](https://static.wixstatic.com/media/6b5f6d_ce1b8de19e4349f9b4e68975d54c044f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_653,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/6b5f6d_ce1b8de19e4349f9b4e68975d54c044f~mv2.jpg)
Não é fácil quando estamos a passar por momentos complicados a nível financeiro e basta apenas algo tão simples como perder o emprego para nos colocarmos numa situação extremamente complicada caso não tenhamos um plano ou tomado os devidos percalços para evitar uma situação financeira extremamente negativa. Geralmente nestas alturas surge o desespero e com o desespero vem a ansiedade e a angústia e a capacidade de tomar más decisões torna-se cada vez mais real e por essa razão é necessário primeiro do que tudo manter a calma, respirar fundo porque não é momento para baixarmos os braços, mas para tomarmos consciência daquilo que são os nossos hábitos que nos levam a ter uma vida financeira muito má.
Eu sempre digo que mais importante do que aprender a ser rico é aprender a não ser pobre e por isso hoje e porque eu também passei por situações financeiras extremamente difíceis ao longo da minha vida, partilho contigo dicas para tu saíres de uma situação financeira extremamente complicada.
PAGA AS TUAS DÍVIDAS
A primeira coisa que devemos fazer quando estamos a atravessar uma crise financeira é livrarmo-nos das nossas dívidas e isto tem que ficar bem claro na tua mente! A tua prioridade tem que ser livrar-te das dívidas e porquê? Porque quanto mais tempo levares a pagar aquela prestação ou aquelas prestações nunca irás conseguir libertar-te e nunca irás conseguir ter a capacidade para poupar dinheiro, por isso antes mesmo de poupares antes mesmo de gastares tens que pagar as tuas dívidas e paga-as o mais rápido possível.
CONTROLA O DINHEIRO QUE SAÍ E O DINHEIRO QUE ENTRA
Muitas pessoas não têm esta noção, mas para teres uma vida financeira relativamente estável tens de controlar os teus ganhos e os teus gastos. Enquanto gastares mais do que ganhas nunca irás ter dinheiro e é importante nós sabermos, principalmente quando estamos a atravessar uma crise, como é que estamos a gastar dinheiro e como é que estamos a ganhar dinheiro. Nada de vir com aquela conversa de "o dinheiro que ganho é para pagar as minhas dívidas." até podes ter razão, mas tens de saber tudo sobre o teu dinheiro.
ACEITA A TUA SITUAÇÃO ATUAL
Se tens a tua conta bancária a zeros ou pior, com saldo negativo, não queiras viver uma vida de Rei ou de Rainha e para de comprar coisas desnecessárias. As vezes parece que aquilo que estamos prestes a comprar é algo extremamente necessário, mas na verdade sabes que não é.
Se atravessas uma situação financeira difícil, cancela a tua Netflix e, deixa de almoçar/jantar fora, anda mais de transportes públicos, para de comprar coisas desnecessárias e foca-te naquilo que é o básico (alimentação e saúde).
EVITA MAIS EMPRESTIMOS
Se a tua situação financeira já te deixa numa possível desfavorável, pedir mais empréstimos só vai agravar a situação, como referi anteriormente é extremamente importante controlares aquilo que é o teu desespero para com calma teres a capacidade para tomar as decisões mais acertadas e pedir um empréstimo não é claramente uma delas.
AUMENTA OS TEUS GANHOS
Tens de arranjar forma de obter mais ganhos seja através de um part-time ou a fazer mais horas no teu trabalho caso isso seja possível. Numa situação financeira dificil todos os euros são importantes, mas atenção, cuidado para não te sobrecarregares demasiado, o cenário é ruim, mas não é de guerra.
Comments